sexta-feira, 1 de abril de 2011

Causos da Copa- Curiosidades sobre Copas do Mundo

Olá, amantes do futebol!


Estou muito agradecida a vocês que tornaram possivel que aquintaarbitra.blogspot.com tivesse mais de 200 acessos em pouco mais de uma semana do blog! Estou felicissíma!
Para agradecer a vocês, vou iniciar hoje a série de posts Causos da Copa- Curiosidades sobre Copas do Mundo. Nessas postagens falarei progressivamente sobre fatos curiosos que ocorreram nesses espetáculos do futebol mundial.


Copa do Mundo de 1930- Uruguai




A primeira FIFA World Cup ocorreu em 1930 no Uruguai. A competição teve como campeão o país anfitrião e apenas 3 estádios estiveram envolvidos. 13 seleções participaram do evento, incluindo o Brasil.
A seguir algumas curiosidades sobre ela:


- O primeiro jogador a perder um penalty no Mundial foi um chileno. Carlos Vidal desperdiçou a cobrança no primeiro tempo, aos 35 minutos. Apesar disso, o Chile venceu a França por 1 a 0.


- Essa é engraçada. Para homenagear o país sede da competição, a Bolívia resolveu entrar em campo com cada um dos jogadores trajando uma camisa com uma letra, formando a frase "Viva Uruguay". Pórem, o jogador que trajaria a letra U não entrou em campo,. Quando a foto foi tirada, lia-se "Viva Urugay"!


- O primeiro gol marcado na Copa foi do francês Lucien Laurent, em memorável partida entre franceses e mexicanos.


- O primeiro e único Hat-trick (três gols em uma só partida) da Copa foi de autoria do argentino Stábile.


- A primeira contusão grave na história das copas foi uma dupla fratura na perna direita do boliviano Gomez.


- O cartaz elaborado para simbolizar e difundir a Copa trazia impressa a data 15 de julho a 15 de agosto, mas os jogos foram realizados de 13 a 30 de julho.

- O jogador mais novo era o brasileiro e tinha apenas 18 anos e 65 dias. Carvalho Leite era seu nome. O amais velho arbitro tambem era brasileiro e tinha 45 anos. Era o arbitro  Gilberto Almeida Rêgo, que esteve envolvido em outra curiosidade: ele finalizou a partida entre Argentina e França seis minutos antes do tempo regulamentar.

- Mesmo sem a existência do cartão vermelho à época, De Las Casas foi o 1º a ser expulso de uma partida em Mundiais. O fato, único na Copa de 30, ocorreu na vitória da Romênia sobre o Peru por 3 a 1, quando o zagueiro peruano empurrou o árbitro chileno Alberto Warken.

- A maior "zebra" ocorrida na copa, foi a do Chile, que ganhou de 1 a 0 sobre a França, favorita no jogo. Deixou todos muito surpresos.

- A cerimônia de abertura ocorreu antes de Uruguai x Peru, nona partida do torneio, pois as obras do estádio Centenário não haviam sido concluídas a tempo para a primeira rodada.


E esse post vai ficando por aqui. Até breve!!

Anna Nathália Simões
A quinta arbitra