sábado, 19 de março de 2011

Uma MENINA que gosta de futebol...

Olá, meu querido leitor!

Eu criei este blog há alguns meses atrás.  Mas não sei se por falta de tempo (ou de coragem mesmo...) essa é a minha primeira postagem. Hoje em dia, qualquer um que tenha acesso a um computador com internet pode escrever um blog.
Bem, então eu criei este blog dentre os milhões já existentes. Com um assunto já tratado por milhares deles: Futebol. Aí você me pergunta: e porque eu devo ler o seu blog se há tantos por aí? E eu lhe respondo: Porque vai ser difícil você achar outro sobre futebol que o blogueiro seja:
-Mulher
-13 aninhos de idade
A mulher é muitas vezes discriminada e colocada à margem da sociedade. Principalmente quando tratamos de um tema machista como o futebol. "Você é uma menina, não deve jogar bola com os meninos", ouvimos nossas mães dizerem. E crescemos afastadas desse esporte tão fascinante, sem ter o mínimo interesse em sequer assistir esse tipo de jogo pela TV.Arrisco dizer que a própria mulher tem um pensamento dentro de si de que assistir a uma partida de futebol é algo de errado, a deixará masculina.
Eu também fui criada assim. Cresci longe da bola de futebol.
Até que eu conheci o esporte. Eu e minhas amigas tinhamos pavor de assistir a um jogo. Eu assistia algumas partes com meu pai, mas sem nada entender e enquanto disputava a televisão para assistir outra coisa.  Mas numa atividade de educação física tivemos que jogar futebol. Eu não sabia nada das regras. Mas joguei. Só sabia que era para fazer a bola entrar. E joguei bem. Animada por finalmente encontrar um esporte em que não era péssima, caso do vôlei, procurei as regras na internet. Passei a assistir com meu pai os jogos do time dele, que, rapidamente, virou meu time. Eu lembrava que já conhecia aquelas cores e já as amava a muito tempo, mas não tinha consciência daquilo até então. E aos poucos fui percebendo que agora eu estava amando futebol. Quase todo dia assistia um jogo. E o mais emocionante: agora eu já sabia o que era um impedimento!!! Antes ficava sem entender nada e meu pai não tinha paciência para explicar. Mas aí eu pesquisava e aprendia. Minha mãe estranha até hoje, e pergunta pra meu pai: "Porque essa menina gosta de futebol, hein?" e ele responde "Não sei, Ana, não sei."
Hoje em dia, converso de igual para igual com meus colegas sobre esse tema que gosto tanto, driblando o preconceito que existe, e buscando fazer do futebol um esporte mais democrático ainda, com a inclusão das mulheres.




Anna Nathália Simões

Um comentário:

  1. é isso aí, futebol não é só de homem, futebol é de todos, e um time sem torcida feminina não tem brilho. Um jogo feminino de futebol é show! O que eu queria é que existissem times com homens e mulheres misturados, afinal o únicolugar em que mulher deve ser separado de homem é o banheiro

    ResponderExcluir