quarta-feira, 18 de maio de 2011

Agradando (ou desagradando) a gregos e troianos: os jogadores que atuaram em times rivais

Olá, amantes do futebol!


 resolvi postar para meus fiéis leitores sobre aqueles jogadores que jogam em um clube, e em pouco (ou muito) tempo resolvem mudar-se para outro time, justamente o rival: os famosos vira-casaca.
Polêmicos, esses jogadores sempre desagradam cartola e torcida. Vistos como traidores, despertam a raiva da torcida do primeiro time, e a desconfiança do novo clube. Esse troca-troca é algo muito antigo. Um caso muito conhecido é o de 1911, quando dez jogadores insatisfeitos do Fluminense deixaram o clube para criar o departamento de futebol do flamengo. Outro, é o primeiro gol da história do Palmeiras, marcado por Bianco Gambini, ex-corintiano.
Para esse primeiro post da série "Agradando (ou desagradando) a gregos e troianos", escolhi falar sobre ele, um dos maiores jogadores do futebol brasileiro e mundial, que se aposentou ainda no inicio do ano e deixou sua marca no futebol, o fenômeno, Ronaldo Luiz Nazário de Lima.




Ronaldo, o fenômeno-


Grande conhecido dos brasileiros. Ídolo da seleção brasileira, é o maior artilheiro da história das copas do mundo. É um dos pouquissimos jogadores que estiveram dos dois lados de duas grandes rivalidades europeias: os espanhois Real Madrid e Barcelona e os italianos Internazionale e Milan.

Barcelona- No meio de 1996, após mostrar-se um grande jogador , Ronaldo foi contratado pelo Barcelona. Naquele ano, foi eleito pela primeira vez, Melhor Jogador do Mundo da FIFA. Jogou apenas uma temporada pelo clube catalão, a de 96/97 e perdeu o titulo espanhol por dois pontos para o rival Real Madrid ( clube que jogaria mais tarde.)



Real Madrid- Inicialmente, ao sair do Internazionale, Ronaldo se ofereceu à sua ex-equipe, o Barcelona. Em crise, o clube catalão não podia arcar com a multa rescisória. O rival Real Madrid então veio e, por 39 milhões de euros, o levou em 31 de agosto de 2002, quando se esgotava o prazo para as inscrições na temporada 2002/03. Ronaldo conseguiu dois titulos espanhois, uma supercopa da espanha e um titulo intercontinental com o time merengue em seus quatro anos em Madrid.







Nenhum comentário:

Postar um comentário