sexta-feira, 27 de maio de 2011

Torcidas Brasileiras- Fanática e Apaixonada

Olá amantes do futebol!

Estou aqui hoje para postar pra vocês a respeito das principais torcidas organizadas do Rio de Janeiro, a pedido da minha fiel leitora Dara Amaral.
Todos sabem que o Rio de Janeiro tem um futebol muito expressivo e grandiosa torcida Brasil afora.
Então vamos lá!!



Clube de Regatas do Flamengo

-Raça Rubro Negra

Ela está presente em todos os jogos do Flamengo no Maracanã, assim como em outros estádios mundo afora, e até em jogos de outros esportes que não sejam futebol.
Em 1976, foram colocados diversos cartazes nas paredes do Maracanã com a inscrição "Vem aí o Maior Movimento de Torcidas do Brasil".
Surgia ali a Raça Rubro Negra, que hoje é composta por 61.300 pessoas, portanto, sendo uma das maiores do Brasil.
A idéia era formar a primeira torcida que não era o camisa 12 (um mero 'quebra galho' que participa de vez em quando do jogo) e sim o primeiro jogador do time, o mais importante.
O nome foi escolha do primeiro presidente da torcida, Cláudio Cruz, em homenagem a principal característica do clube, de transformar derrotas eminentes em vitórias consagradoras e levando a risca também o verso do hino (1920): "Flamengo tua glória é lutar".
Com o nome escolhido a dúvida agora era a camisa. Ela teria o tom predominante em vermelho, com a manga, gola e escudo negros; a mão — com o punho cerrado — seria o símbolo de luta, resistência e vontade e raça.
A próxima etapa seria o símbolo, a idéia inicial era mostrar duas mãos arrebentando uma corrente, alusão ao símbolo do movimento negro, a idéia foi rejeitada pois não poderia haver preconceito.
Assim o símbolo escolhido foi um punho cerrado saindo do mapa do Brasil. Então, em 24 de abril de 1977, surgia o Maior Movimento de Torcidas do Brasil, a Raça Rubro-Negra.
A Raça Rubro-Negra é uma das torcidas organizadas mais visadas por torcidas organizadas de times rivais; entre outros motivos, por ser a mais numerosa e mais representativa do Flamengo e por boa parte dos componentes vindo de comunidades carentes de classe média baixa, e também pela sua violência com as torcidas rivais do Clube de Regatas do Flamengo, em diversos acontecimentos a Raça Rubro-Negra deu diversos "ataques" em torcidas de outros clubes, mostrando toda a sua "disposiçao" assim dito pelos guerreiros de torcidas.











Clube de Regatas Vasco da Gama

- Força Jovem Vasco

A Força Jovem Vasco foi criada em 1969, porém fundada oficialmente no dia 19 de fevereiro de 1970, em um casarão da rua Cônego Tobias n.º 80, no bairro do Méier, de propriedade do médico vascaíno Dr. Guilherme Lopes de Almeida. No porão da casa, funcionou a primeira sede da torcida. Em 1992, a sede foi transferida para o bairro Cavalcante e, no ano seguinte, para o bairro Piedade.
Em 1996, a Força Jovem mais uma vez mudou o local de sua sede, passando a estar localizada na Rua Gonçalves Dias 89, no centro da cidade do Rio de Janeiro. A primeira faixa da torcida foi confeccionada no Méier, era branca e possuía os dizeres "Vasco, o Méier te saúda" escritos em preto. A primeira camisa era preta, com gola olímpica e punhos brancos. Na frente, a faixa diagonal branca posicionava-se do lado direito do peito, com a cruz de malta do lado esquerdo com três estrelas amarelas abaixo dela. Nas costas, em fundo preto liso estava escrito "Força Jovem" em vermelho, sendo a palavra "força" em semi-círculo, e "jovem", abaixo, em linha reta.
O primeiro presidente da Força Jovem Vasco foi Manoel, que manteve-se no cargo durante um ano, quando foi substituído por Melo. Eli Mendes assumiu na sequência, permanecendo como presidente durante vários anos. Em 1990, assumiu Roberto Monteiro aos 18 anos de idade. Em sua gestão, a Força Jovem foi dividida em "famílias", isto é, organizada por bairros, municípios, estados e até mesmo em outros países. Depois, quem assumiu a presidência da foi Antônio Brás, seguido por Márcio Bonfim (Buião) e novamente Roberto Monteiro. Após o segundo mandato de Roberto, assumiu a presidência Marcelo Mendonça (He-Man), que deu o primeiro passo para a estrutura de marketing na torcida, inclusive lançando o primeiro website da trocida na internet. Os presidentes seguintes foram: Fernando Leal, Alexandre Lima (Cebola) e Marcelo Granzotto (Zona Sul).










Fluminense Football club

-Young Flu

G. R. S. C. T. O. Young Flu, do Fluminense Football Club, surgiu da união de um grupo de jovens amigos, todos estudantes na época, que tinham entre si algo mais em comum: torcer pelo Fluminense; e um ideal: tornar mais efetivo o seu incentivo a esse grande clube, formando assim uma torcida que viria a ser a maior Torcida Organizada do Fluminense.
Hoje a Torcida Young Flu ainda é composta básicamente de jovens que aliam o seu vigor, a sua garra e o seu dinamismo, com a experiência, seriedade e disposição daqueles cuja faixa etária está acima da média. Assim, tornando possível o equilíbrio necessário que possibilita o desenvolvimento de um trabalho direcionado à sua manutenção e ao seu crescimento, constante e organizado.
O reconhecimento a todo este trabalho se fez presente no dia 10 de Novembro de 1995 quando receberam da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, a "Moção de Louvor", fato este registrado nos canais desta conceituada casa, pela participação ativa ao Fluminense, abrilhantando o esporte em seu Estado. Este é o resumo da História da Young Flu. Uma verdadeira paixão em torcida. Young Flu, também conhecida como "TYF".
É representada por gestos que caracterizam união com outras torcidas organizadas. Chamada união "punho colado". O reconhecimento Chamada união "punho colado foi feito uma uniao com a Torcida Jovem Santos nos temos contado com o direto que reconheceu a união TYF e TJS.









Botafogo de Futebol e Regatas

-Furia Jovem Botafogo

A Fúria Jovem foi criada em 21 de junho de 2001 a partir de torcedores dissidentes da Torcida Jovem do Botafogo. Rapidamente, tornou-se a principal torcida do clube. A participação do clube na Série B do Campeonato Brasileiro de 2003 fez a torcida se solidificar ainda mais, estando presente nos jogos do Estádio Caio Martins e fora de casa durante a campanha de volta a Série A. Tem como seu Lema Por amor ao Botafogo. Suas diretrizes São Ética,Respeito e Atitude. Hoje a Fúria Jovem do Botafogo,tem Tido um Aumento Gradual nos seus Membros e/ou Participantes,Tornando-se assim a Maior Organizada do Clube Botafogo Futebol e Regatas.











Bom, é só isso! Até breve!


Anna Nathália Simões
A quinta árbitra

Um comentário:

  1. RAÇA RUBRO NEGRA - O MAIOR MOVIMENTO DE TORCIDAS DO BRASIL !

    ResponderExcluir