De Fortaleza.
"Glória e tradição! Respeita meu leão!" gritavam os fanáticos torcedores do Fortaleza ao final de mais um clásssico-rei contra o rival Ceará. A inquestionável vitória sobre o alvi-negro pelo placar de 3 a 1 deu ao Leão o título do Campeonato Cearense sub-20, coroando a brilhante campanha que teve goleadas, grandes revelações e 100% de aproveitamento. O time tricolor confirma a tradição de boas categorias de base, colecionando em 2011 os títulos dos Cearenses Sub-14, Sub-17 e, agora, Sub-20.
Sem ver o time jogar desde o polêmico jogo contra o CRB, a torcida do Fortaleza foi maioria nas arquibancadas. O coro uníssono dos cantos da torcida organizada foram o enssurdecedor som de fundo da partida. O PV que recebeu o primeiro clássico-rei após a reforma teve bom público pagante: os 6000 ingressos foram rapidamente vendidos. A quantidade de entradas disponibilizadas foi pequena para garantir certa distância entre as torcidas rivais e dar mais segurança do torcedor. Afinal, não importando a categoria dos jogadores, clássico-rei é clássico-rei!
FOTO: Kiko Silva
O JOGO:
Como tinha melhor campanha, o Fortaleza necessitava apenas de um empate para erguer o troféu. Desta frma, o Ceará necessitava obrigatoriamente de uma vitória. Por isso mesmo o Time de Porangabussu iniciou a partida no ataque. A ofensividade, entretanto, era prejudicada pelo evidente nervosismo dos jogadores. O Time do Pici respondia com contra-ataques perigosos, balanceando a partida.
Atacando mais e finalizando sempre de longe para muito distante da meta do goleiro Erivélton, o Ceará viu o Fortaleza chegar com bem mais perigo e ser dono das únicas chances reais de gol na primeira etapa. Em uma delas, o artilheiro da competição e destaque do time tricolor Canga, deu um chapéu em Wilkson e Vinícius (que já tem passagens pelo time profissional do Leão) pegou a sobra e bateu pra fora.
No segundo tempo, o Fotaleza voltou relmente disposto a matar a partida. Sufocando o adversário com toque de bola refinado e tabelinhas rápidas, além de bonitos dribles e chapéus a garotada do Pici confundiu o rival e chegou ao gol. Aos 5 minutos, o menino-artilheiro Canga (Fique de olho nele!) tocou para o lateral Eládio chutar com bastante vontade e marcar o 1 a 0 no PVzão.
Apenas 5 minutos depois, aos 10, novamente ele, Canga, matou bonito no peito e fez o passe iluminado para Vinícius marcar. O Fortaleza continuava jogando com facilidade e dominando amplamente a partida, que contava com um oponente muito perdido, desesperado e confuso. Por isso, ficou fácil em uma jogada bonita marcar o 3º (e mais bonito) gol da partida. Canga (de novo!) lançou Vinícius que driblou o goleiro e marcou.
Everton ainda diminuiria aos 34, com falha do goleiro tricolor. E a grande esperança de gols do Ceará, que mal conseguiu aparecer no jogo, Romário, foi expulso nos minutos finais, ao agredir um jogador adversário em um princípio de confusão.
Assim, os meninos do Pici puderam erguer o bonito troféu de Campeão Cearense Sub-20, contando sempre com o apoio fundamental da torcida, que se mostrou muito fiél e animada.
FIQUE DE OLHO:
-Canga (FORTALEZA): Artilheiro isolado da competição, com 11 gols em 7 jogos, o menino já deixou de ser promessa e é uma realidade. A maturidade demonstrada na decisão de ontem, quando não mostrou ser fominha, o que seria típico de um artilheiro, fez passes de gênio e deixou os companheiros sempre em condição de marcar. Os dribles e chapéus são sempre bonitos, precisos e necessários. Objetividade e criatividade juntas, o que está sendo difícil de encontrar nos jogadores ultimamente. Jogador de grande potencial.
-Laerte e Bebeto (FORTALEZA): Dupla de meio-campo de grande destaque na competição. Criaram chances muito boas. Arriscando chutes perigosos e incesantes, os jogadores mostraram muita capacidaade.
-Bruno e Eládio (FORTALEZA): Laterais que apoiam bem. Bruno saiu mais para o ataque no primeiro tempo, enquanto Eládio apoiou bem a defesa. No segundo tempo, ocorreu o inverso, e Eládio marcou o bonito gol que abriu o placar. Alas de futuro.
-Alemão (FORTALEZA): Com apenas 17 anos, bicampeão cearense. O volante fez parte da equipe campeã do Cearense Sub-17 2011, quando marcou o gol decisivo. Mesmo com a pouca idade, rumores dão conta de que já está próximo de se profissionalizar no Pici.
-Romário (CEARÁ): Esperava-se mais, bem mais do jogador que foi destaque na campanha do Ceará para esse confronto decisivo. O artilheiro do time ficou sumido em campo. Ainda assim, pelos confrontos anteriores, posso dizer que é um jogador de potencial. Marcou 7 gols em 5 confrontos.
-Potyguar (CEARÁ): Zagueiro muito bom. Conseguiu conter a maioria dos rápidos contra-ataques do leão. Evitou uma maior goleada, já que o "Clube da Garotada" estava em noite inspirada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário