sábado, 17 de setembro de 2011

Tua glória é lutar e vencer também...

De Fortaleza.

Foto
FOTO: Divulgação/Fortaleza

Em um jogo dominado pela emoção, o Fortaleza superou os muitos obstáculos e venceu o CRB pelo amplo placar de 4 x 0, escapando de um provável rebaixamento para a Série D. O Tricolor de Aço iniciou a rodada na incomoda 5ª posição, enquanto que o CRB disputava a segunda vaga para a fase seguinte da competição (e acabou conseguindo).

Viu-se de tudo na partida. Belos gols, pênalti desperdiçado, expulsão dramática de goleiro, resultados do outro jogo em andamento... "Haja Coração!", diria Galvão Bueno caso estivesse assistindo as partidas do grupo B na série C. E realmente, as quatro torcidas envolvidas nos dois jogos tiveram que ter coração forte para aguentar a "decisão".

O primeiro tempo da partida não garantiu nada para os times. Muitas chances foram criadas pelo Leão, empurrado pela torcida presente em número significativo (apesar das últimas derrota e do risco eminente de rebaixamento). Boas oportunidades de fora da área foram criadas, especialmente pelo volante Rogério, entretanto as finalizações eram imprecisas demais para acalmar os corações tricolores.

Todas as surpresas e emoções, entretanto, estavam guardadas para o 2º tempo. O grito de gol ecoou pelas arquibancadas do Presidente Vargas, quando aos 6 minutos, Guto cobrou falta que bateu no travessão, mas Vavá aproveitou o rebote e marcou. E logo em seguida, aos 11, o atacante Reginaldo Júnior é derrubado na área e é marcada penalidade máxima para a equipe do Fortaleza. Bala na bola, para a cobrança do penalti, que não é convertido, para angústia da torcida do Leão e alívio dos regatianos.

Porém, o goleiro Cristiano, da equipe visitante foi expulso da partida após desentendimento com um gandula. Com as três substituições já efetuadas, o técnico Flávio Lopes mandou o volante Roberto Lopes para a meta. Logo em seguida, Vavá marcou seu segundo gol, recebendo boa bola de Carlinhos Bala e chutando de fora da área, no cantinho. 2 a 0 para a Jangada Atômica.

No finzinho da partida, quando o PV já eclodia em vibração, recebe-se a notícia de que o Campinense marcara um gol no Estádio Amigão, resultado esse que rebaixaria o time cearense. Desespero chegou às arquibancadas, todavia o Fortaleza demonstrou bom estado emocional. Sem se abalar com o resultado do outro jogo, que lhe era completamente desfavorável, o contestado Gustavo Papa marcou um golaço encobrindo o goleiro.

O tricolor necessitava desesperadamente de um 4º gol, enquanto o time de Alagoas, ciente do resultado do jogo na Paraíba, já estava classificado, qualquer que fosse o resultado. Tal gol salvador saiu dos pés do récem-contratado Marcos Goiano, que recebeu dentro da área, dominou e estufou as redes, para delírio total no PV. Ao escapar da 4ª divisão, que seria inédita, o Fortaleza tinha acabado de escrever mais um milagre nas páginas de sua história. Entre tais feitos, está o acesso à 1ª divisão em 2004, quando o time começou muito mal a Série B e na última rodada precisava vencer o Avaí e torcer por vitória "insana" do Brasiliense com dois gols de diferença sobre o Bahia em plena Fonte Nova. Resultado: Elite do futebol brasileiro em 2005...

O Fortaleza agora inicia um novo ciclo, na sua caminhada de volta à elite do futebol. Agora, é necessário planejamento e organização para que novo sufoco seja evitado ano que vem, sufoco esse que uma das principais equipes do nordeste e do Brasil não merece passar, haja vista sua tradição em cenário estadual e nacional. O Fortaleza sempre foi motivo de orgulho para o futebol cearense, dessa vez não poderia ser diferente.


FICHA TÉCNICA:

Fortaleza:

Lopes; Márcio Gabriel (Gustavo Papa), Dezinho, Júlio César, Guto, Escobar (Vinícius), Rogério, Pereira (Marcos Goiano); Carlinhos Bala e Reginaldo Júnior e Vavá. Técnico: Júlio Araújo.

Campinense:

Cristiano; Pio (Maisena), Ednei, Rodrigão, Paulo Rodrigues, Roberto Lopes, Bruno, Geovane, Everton (Marco Antônio); Aluísio e David (Cadu). Técnico: Flávio Lopes.

Público pagante: 7.354
Cartões amarelos: Pereira e Reginaldo Júnior (Fortaleza); Marco Antônio (CRB)
Cartão vermelho: Cristiano e Paulo Rodrigues (CRB)
Gol: Vavá 6 m/2T, Vavá 24 m /2T, Papa 39 m / 2T e Marcos Goiano 43/2T
Árbitro: Gutemberg Fonseca/RJ
Assistentes: José Nilton/PI e Marcos Brígido/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário