sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Nervosismo atrapalha Viktoria no solo e americana Wieber leva o ouro no Mundial de Ginástica

De Fortaleza. 

A estadunidense Jordyn Wieber é a campeã de Mundial de Ginástica Artística em Tóquio, pela categoria Geral Individual Feminina. A competição só foi decidida na última apresentação. A jovem russa Viktoria Komova liderou a maior parte da competição, mas teve um desempenho muito baixo em seu solo, e por apenas 33 milésimos a americana levou o título.

A brasileira Daniele Hypolito não teve bom desempenho. Com problemas nas barras assimétricas e nota baixa no solo, a brasileira não conseguiu mais do que o 13º lugar. A ginasta até se recuperou na trave, mas a nota geral de 55.365 não foi suficiente para levá-la ao pódio.

A ginasta Wieber de 16 anos, já havia superado a russa de mesma idade Komova na competição por equipes, em que os EUA saíram vencedores e a Rússia ficou com a segunda posição.


FOTO: Site Oficial da Federação Internacional de Ginástica


As apresentações

Viktoria Komova iniciou a sua série no salto sobre cavalo. A russa conseguiu uma nota mediana, já que tradicionalmente não gosta do aparelho e não tira notas elevadas. Já Wieber fez um bom salto.  Nas barras assimétricas, Komova fez uma apresentação de gala, linda. Por isso tirou a nota mais alta no equipamento: 15,400 e passou a liderar a competição. O mesmo aparelho foi um problema para a estadunidense, em que teve vários problemas de execussão. Mas a americana acabou compensando com uma belíssima (e difícil) apresentação na trave de equilibrio e conseguindo a maior nota do aparelho: 15,266. A russa também foi bem, e conseguiu boa pontuação, seguindo líder com pouquíssima vantagem sobre a oponente.

Desta forma, a decisão ficou para o solo. A chinesa Jinnan Yao fez uma apresentação muito bonita e assegurou a medalha de bronze. Penúltima a se apresentar, Wieber fez uma apresentação que não foi das melhores, mas que foi bem executada o bastante para lhe dar o título. A pequena Komova, nervosa, fez uma atuação simples, e sem uma execussão brilhante,  por isso ficou com a prata.

A italiana Vanessa Ferrari vinha com bom desempenho, mas caiu no salto sobre cavalo e teve nota baixíssima, despedindo-se da disputa pelo pódio. A romena Ana Porgras também brigou pelo título fazendo apresentações muito simples, mas "limpas", sem graves erros de execussão e conseguindo boas notas, terminando em 6º.


Confira as 8 melhores colocadas e as respectivas pontuações:

-1.Jordyn Wieber (EUA) 59.382.

-2.Viktoria Komova (RUS) 59.349.

-3.Jinnan Yao (CHIN) 58.598.
-4.Ale Raisman (EUA) 57.558.


-5.Qiushuang Huang (CHIN) 57.432.

-6.Ana Porgras (RUS) 57.299.

-7.Ksenia Afanaseva (RUS) 56.732.

-8.Lauren Mitchell (AUS) 56.699.

Nenhum comentário:

Postar um comentário